terça-feira, 25 de julho de 2017

A NOSSA LÍNGUA DE CADA DIA


CURIOSIDADE: O MESMO “BICHO” COM NOMES DIFERENTES

  Segundo Thami Amarílis Straiotto Moreira, doutora em Letras pela Universidade de São Paulo – USP, um nome não é uma palavra aleatória qualquer. Ele sempre quer dizer alguma coisa e sua relação com a significação é complexa. A nomeação é uma das questões centrais quando o assunto é a relação entre linguagem e realidade.

  Em geral, a relação linguagem/realidade é bastante complexa por si só. A nomeação é apenas uma das funções da linguagem que tem um papel muito importante, pois os significados dos nomes organizam e classificam as formas de perceber a realidade, além de estarem ligados diretamente com uma cultura ou comunidade.

 A questão dos nomes e seus significados sempre geraram muita polêmica e inquietação. As propriedades de um nome nem sempre estão postas às claras, o que geralmente cria muita discórdia entre os filósofos e linguistas. Quando pensamos em nome e no que ele significa logo nos vem à cabeça alguma designação. Como se um nome servisse para designar as coisas, pessoas, lugares etc. Enfim, como se ele servisse para especificar algo que é nomeado.




No Brasil ele é macaco, na Espanha é gato!

Contato com este blog: jbmiquelao@uol.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário