quarta-feira, 14 de junho de 2017

NOTA E COMENTÁRIO QUE CONTINUAM ATUAIS



RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Reproduzimos hoje uma nota publicada no dia 29 de jul. de 2006 em que Danilo Spechit, do Rio de Janeiro (RJ), comenta sobre a aplicação da NBR 6022 (essa norma trata da apresentação de artigo em publicação periódica científica impressa):


“Embora a referida norma esteja em vigor desde junho de 2003, poucos são aqueles que a têm aplicado na íntegra, principalmente no que se refere à localização do resumo em língua estrangeira. Essa norma determina que tal resumo deva constar do artigo como parte pós-textual, após a conclusão. Entretanto, o que se vê é uma situação completamente diferente, pois, na maioria dos casos, a mencionada seção aparece como elemento pré-textual, logo após o resumo na língua do texto. Eu gostaria de saber a opinião de alguém desse grupo sobre o presente assunto”.

Rosangela Werlang, de Carazinho (RS), integrante deste grupo, ofereceu este comentário:

“Oi! Eu acho interessante a colocação do Danilo. É verdade que a NBR 6022 pede a localização do resumo em língua estrangeira no final. Todavia, a maioria dos artigos apresenta este resumo no início do trabalho e eu também não sei porque não se cumpre o que pede a norma. Ainda, vale ressaltar que quando colocamos este resumo no final do artigo, muitas vezes somos criticados. É isso. Um abraço para todos”.

Observação do moderador deste blog: após onze anos, verifica-se que a nota do leitor e o comentário da doutora Werlang, nossa companheira, continuam válidos, absolutamente atuais!

Contato com este blogjbmiquelao@uol.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário